window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

INPAER é o oitavo fabricante brasileiro de aviões a receber o reconhecimento de ALE Especial

Inpaer COLT 100 – Imagem: Inpaer

Na última semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu à Indústria Paulista de Aeronáutica (Inpaer) o Ofício de Reconhecimento para a aeronave Colt 100, a reconhecendo como Aeronave Leve Esportiva (ALE) Especial. 

Segundo a Agência, com o reconhecimento, a empresa fica autorizada a fabricar e operar a aeronave no Brasil, ampliando o leque de equipamentos dessa categoria. A INPAER é o oitavo fabricante brasileiro a receber o reconhecimento de ALE Especial.  

A ANAC realizou um trabalho de verificação documental amostral e visitas técnicas ao fabricante, vistoria na aeronave, para averiguar que as empresas fizeram as análises e os ensaios exigidos pelas normas consensuais e se as declarações dos fabricantes possuem embasamento técnico.  

Sediada na cidade de Campinas, em São Paulo, a Inpaer iniciou os tramites de reconhecimento da aeronave como ALE Especial em dezembro de 2021. O processo baseia-se na declaração do fabricante de que a aeronave e o sistema da qualidade da empresa atendem às normas consensuais da ASTM International (sigla em inglês para American Society for Testing and Materials) — órgão internacional de normalização —, conforme previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 21. 

Informações da ANAC

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias