window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Itapemirim perde definitivamente o Certificado de Operador Aéreo

Imagem: Itapemirim Transportes Aéreos

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) perderá definitivamente o seu Certificado de Operador Aéreo (COA). A outorga, que dava à ITA o direito de explorar o transporte regular de ageiros e carga, havia sido concedida pela ANAC no início do ano ado e estava suspensa desde a segunda quinzena de dezembro, quando a empresa aérea suspendeu as operações.

A nova decisão, que deverá ser divulgada no Diário Oficial da União em breve, retira a Itapemirim definitivamente “do jogo” e, qualquer tentativa futura de retorno, deverá seguir todo o processo de certificação novamente, o qual é custoso e leva tempo. Sem mencionar que haverá dificuldades adicionais, em vista ao enorme ivo que a empresa possui e que não dá indícios de que irá quitar.

Recentemente, a empresa chegou a anunciar que havia sido vendida a um empresário do Distrito Federal, com negócios em Brasília e na região, mas a iniciativa não prosperou. Em paralelo, ações judiciais correm, movidas por clientes que não voaram, funcionários e credores que ficaram sem receber e órgãos de defesa do consumidor, que multam por descumprimento das legislações pertinentes.

Após a publicação da decisão, essa poderia ser a “pá de cal” sobre a empresa aérea. Ao Diário do Transporte, a empresa disse que vai recorrer da decisão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias