Início Empresas Aéreas

Mãe e filho pilotos dividem cabine de Boeing 737 em voo especial em celebração ao Dia das Mães 702k2e

Imagem: United Airlines

A Alaska Airlines celebrou o Dia das Mães deste ano de uma forma especial: realizou o sonho da comandante Michelle Miles e de seu filho, o primeiro-oficial Jeff Miles, ao colocá-los lado a lado na cabine de comando de um voo da companhia. O momento aconteceu poucos meses antes da aposentadoria de Michelle, marcando sua despedida dos céus. 454823

O encontro nos ares não foi por acaso. A própria companhia ite que foi preciso a intervenção do escritório do chefe de pilotos para alinhar as escalas de mãe e filho, permitindo que voassem juntos às vésperas do Dia das Mães.

Essa pode ter sido a última oportunidade de Michelle e Jeff dividirem a cabine de um Boeing 737 da Alaska Airlines, e, considerando a trajetória notável de Michelle, a ocasião não poderia ter sido mais simbólica.

Michelle ingressou na Alaska Airlines em 1988, após servir na Força Aérea dos Estados Unidos. Na época, tornou-se apenas a 17ª mulher piloto da empresa e a única com histórico militar.

Ela seguiu os os do pai, Ski, que atuou como piloto da Marinha e entrou na Alaska Airlines em 1981. Agora, é Jeff quem dá continuidade à tradição familiar, após começar sua carreira na regional SkyWest, parceira da Alaska.

Esperei 27 anos por esse momento”, disse Jeff após o voo da dupla, realizado na última semana entre Seattle e Kahului, no Havaí. “Dizem que a gente não conhece os próprios heróis, mas eu conheço o meu desde que nasci.

Para Michelle, foi a segunda vez na carreira que compartilhou a cabine com um familiar. A primeira foi há 29 anos, em um evento do tipo “Leve sua filha ao trabalho“, ao lado do pai.

É difícil colocar em palavras o que tudo isso representa para mim. É como se tudo tivesse se completado desde aquele voo com meu pai. Minha carreira na Alaska Airlines foi uma experiência incrível”, afirmou Michelle.

Apesar dos mais de 90 anos de história da Alaska Airlines, esta foi a primeira vez em que uma dupla de mãe e filho pilotou junta um voo da companhia.

Ela sempre soube o quanto eu queria voar. Desde pequeno, ela foi paciente e sempre me orientou com os conselhos certos para eu chegar até aqui”, contou Jeff.

Após concluir o curso de aviação no Big Bend Community College, em Moses Lake (Washington), Jeff trabalhou como instrutor de voo, ingressou na SkyWest e, em 2023, foi contratado pela Alaska Airlines.

Felizmente, a equipe de escalas conseguiu concretizar esse momento único antes da aposentadoria de Michelle, prevista para o outono deste ano.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.