
O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizou, nesta quarta-feira (21/05), uma reunião para definir as ações que serão executadas durante a Operação Parintins 2025, que terá duração de 12 dias, com início em 19/06 e término após o festival, em 01/07. A equipe do CINDACTA IV chegará à Ilha a partir do dia 09/06, a fim de coordenar a instalação de todos os equipamentos necessários para o sucesso da operação.
Participaram também da reunião o prefeito de Parintins, Mateus Assayag; o capitão S. Carvalho, da Casa Militar; o vereador de Parintins, Telo Pinto; além de representantes dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido, da Azul Linhas Aéreas, do aeroporto Júlio Belém, localizado no município de Parintins, de empresas de táxi aéreo do Amazonas e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Durante o encontro, foi esclarecido que os controladores arão por um treinamento simulado no CINDACTA IV. Em seguida, desembarcarão na ilha no dia 16 de junho, quando será finalizado o treinamento in loco. A partir do dia 19, data do início da operação, todos os profissionais envolvidos estarão prontos para prestar o serviço aos aeronavegantes, garantindo a segurança do espaço aéreo na região.
Também foi tratado sobre os Avisos aos Aeronavegantes (NOTAM), que conterão informações essenciais para a segurança e regularidade da navegação aérea, incluindo todas as alterações ou restrições que estarão em vigor durante o festival.
Estrutura
A Operação Parintins 2025, coordenada pelo tenente-coronel Luiz Mário de Arruda Victório Júnior, contará com militares divididos em duas equipes: técnica e operacional. Serão 12 profissionais técnicos das especialidades elétrica e eletrônica e 15 controladores de tráfego aéreo, que trabalharão numa escala ininterrupta com turnos de 12 horas, cujo objetivo é prestar serviço contínuo às empresas aéreas e aeronavegantes que operarão durante o festival. Também estarão envolvidos na operação profissionais das áreas istrativa e logística, totalizando 38 militares.
A expectativa é que haja a movimentação de mais de mil voos nos dias que antecedem o 58º Festival Folclórico de Parintins. No ano ado, cerca de 980 voos foram registrados ao longo dos 12 dias da operação. A missão, realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do CINDACTA IV, visa garantir a proteção do espaço aéreo do município para que turistas e torcedores possam viajar com segurança durante o período festivo.
“A reunião de coordenação serviu para informar aos participantes as regras que estarão em vigor durante o festival. O aeródromo normalmente opera com três movimentos aéreos semanais, mas, no período festivo, pode chegar a quase 100 movimentos diários”, destacou o chefe da Divisão Técnica do CINDACTA IV, tenente-coronel engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima.
Leia mais: