window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Número de CEO de aéreas comprometidos com a Carta de Liderança em Segurança da IATA chegou a 73

Imagem: Boeing

Dubai, Emirados Árabes Unidos – A International Air Transport Association (IATA) anunciou que o número de CEOs de companhias aéreas comprometidos com a Carta de Liderança em Segurança da IATA chegou a 73. Esse número reforça a já forte cultura de segurança da aviação, que contribuiu para alguns dos melhores resultados já registrados em 2023, incluindo a ausência de fatalidades entre as companhias aéreas membros da IATA ou as companhias aéreas no Registro de Auditoria de Segurança Operacional da IATA.

“Uma forte liderança e uma sólida cultura de segurança são interdependentes. E ambas são necessárias para impulsionar melhorias contínuas no desempenho da segurança. Ao aderirem à Carta de Liderança em Segurança da IATA, 73 CEOs de companhias aéreas estão dando um exemplo para suas companhias aéreas e para a indústria. Ao fazer isso, a Carta se torna um chamado à ação que mantém em foco a obrigação crítica dos CEOs de companhias aéreas em liderar uma cultura de segurança que mantém seus ageiros e funcionários seguros”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

A Carta de Liderança em Segurança da IATA foi desenvolvida em consulta com membros da IATA e a comunidade de aviação em geral. Seu objetivo é apoiar os executivos do setor na evolução de uma cultura de segurança positiva dentro de suas organizações em torno de oito princípios de liderança.

Esses princípios incluem: reforçar a segurança por meio de palavras e ações, promover a conscientização em segurança entre os funcionários, a equipe de liderança e o conselho, e orientar a integração da segurança em estratégias de negócios, processos e medidas de desempenho.

A IATA visa apoiar a indústria na melhoria contínua do desempenho em segurança com uma estratégia de três pilares, que inclui: Liderança em Segurança (incluindo liderança e cultura em segurança), Risco de Segurança (identificando e mitigando riscos por meio de coleta e análise de dados de auditorias, relatórios de acidentes e outras fontes), e Conexão em Segurança (fornecendo as ligações para que os líderes em segurança relatem, discutam e resolvam questões de segurança).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias