Um dos primeiros efeitos diretos da compra de 20% da LATAM pela Delta, seria a saída da aliança oneworld, o que se confirmou no final da noite de ontem (26).

Com a saída da Latam, a aliança oneworld agora a a contar co. 12 companhias aéreas: American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar, Royal Jordanian, S7 Airlines, SriLankan Airlines, Fiji Airways e Royal Air Maroc.
Foi a LATAM que notificou a oneworld sobre sua saída, pouco antes de divulgar a parceria com a Delta. A aliança, por sua vez, afirmou que está desapontada com a decisão mas respeita. Também informou que foi de grande valor a participação da empresa no grupo ao longo dos anos e que deseja o melhor para a Latam.
Vai deixar saudades
A então LAN Chile entrou na aliança em 2000, um ano após sua criação, sendo um dos membros mais antigos. Com a fusão com a Tam, então membro da Star Alliance, concluída em 2014, acabou por prevalecer a oneworld devido a maior participação dos chilenos na fusão.
A oneworld destaca que, apesar da saída, os benefícios para os clientes da Latam continuam os mesmos até a transição completa, o que pode demorar mais de ano. Até lá, os clientes da aérea latina continuarão a pontuar nas empresas da aliança através do Latam Fidelidade, podendo inclusive ar os benefícios da aliança, como o uso das salas VIP dos parceiros, dentre outros.
Futuro no time dos céus?
Vale lembrar que a Latam não oficializou a entrada na Skyteam, mas todo o mercado aponta para isso, já que a aliança é liderada pela Delta.
Um fato interessante é que a Aerolíneas Argentinas é membro da Skyteam, e existe a LATAM Argentina. Juntas elas detém mais de 80% do mercado aéreo argentino. Podemos chegar a uma situação de ter ambas na mesma aliança.
A Skyteam é formada pela Aeroflot, Aerolíneas, AeroMéxico, Air Europa, Air , Alitalia, China Airlines, China Eastern, Czech Airlines, Delta, Garuda Indonesia, Kenya Airways, KLM, Korean Air, Middle East Airlines, Saudia, TAROM, Vietnam Airlines e Xiamen Air.