window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Para criar tecnologias avançadas de propulsão e combustíveis alternativos na aviação, P&W vai instalar o ETIC na Europa

Imagem: Divulgação – RTX

A Pratt & Whitney anunciou nesta semana planos para estabelecer um Centro Europeu de Tecnologia e Inovação (ETIC) dedicado ao avanço de tecnologias que possibilitem uma aviação mais eficiente em termos energéticos e sustentáveis.

O ETIC da Pratt & Whitney será co-localizado no já existente Centro de Inovação Europeu da Collins Aerospace em Houten, Países Baixos, o que irá aprimorar ainda mais a capacidade da RTX de se engajar em iniciativas colaborativas tanto com a indústria aeroespacial holandesa quanto com o ecossistema tecnológico aeroespacial mais amplo da Europa. Pratt & Whitney e Collins Aerospace são negócios da RTX.

“O nosso novo Centro Europeu de Tecnologia e Inovação será um caminho para ar o excepcional talento em engenharia e oportunidades de colaboração tanto nos Países Baixos quanto em toda a Europa”, disse Frank Preli, vice-presidente de tecnologia da Pratt & Whitney. “Uma equipe de inovadores da Pratt & Whitney com sede no ETIC contribuirá para o desenvolvimento de tecnologias de ponta para alcançar maior eficiência de propulsão e reduzir emissões em futuras aeronaves, sejam elas movidas por combustíveis de aviação convencionais ou alternativos, incluindo hidrogênio.”

O ETIC apoia diretamente o crescente engajamento da RTX com a indústria aeroespacial holandesa. Recentemente, a empresa firmou um memorando de entendimento com o Netherlands Aerospace Group, fornecendo uma estrutura para o avanço da pesquisa de tecnologia de aviação comercial, incluindo colaboração com a indústria, academia e agências governamentais.

A RTX também assinou um acordo mestre de pesquisa com a Universidade Tecnológica de Delft (TU Delft), permitindo uma maior colaboração com estudantes de pós-graduação e equipe acadêmica em múltiplos projetos de pesquisa.

“Fico satisfeito em ver iniciativas como o Centro Europeu de Tecnologia e Inovação da Pratt & Whitney nos Países Baixos”, disse Tjerk Opmeer, vice-diretor-geral para negócios e inovação do Ministério de Assuntos Econômicos dos Países Baixos. “Este centro possui a possibilidade de aprimorar nossa visão compartilhada de acelerar a aviação sustentável por meio da inovação e colaboração internacional. Estamos comprometidos em apoiar esses esforços transformadores.”

A Pratt & Whitney espera que o ETIC comece a operar em meados de 2025, com uma equipe inicial composta por engenheiros e cientistas, com capacidade para expandir a equipe conforme as necessidades de desenvolvimento de programas.

A RTX emprega diretamente aproximadamente 22.000 pessoas em 60 localizações na Europa, incluindo mais de 6.000 funcionários da Pratt & Whitney (predominantemente baseados na Polônia) e 270 funcionários localizados em três sites já existentes da Collins Aerospace nos Países Baixos, incluindo em Houten.

Informações da RTX

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiascatarinenses.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias