window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

PF desmonta esquema de fornecimento de combustível de aviação ao garimpo na Terra Yanomami

Imagem: Polícia Federal

Na manhã de quinta-feira, 8 de maio, a Polícia Federal deflagrou a Operação AVGAS, visando desmantelar um esquema criminoso que envolvia o fornecimento e transporte ilegal de combustível de aviação utilizado para apoiar logisticamente o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Os investigados, que incluem pilotos e pessoas físicas e jurídicas associadas às atividades de garimpo, eram responsáveis por adquirir e fornecer grandes quantidades de combustível de aviação para abastecer aeronaves envolvidas na mineração ilegal em áreas indígenas.

A operação resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, incluindo dois mandados em São Paulo (SP). Além disso, foram bloqueados valores e sequestrados bens avaliados em aproximadamente 16 milhões de reais.

Os envolvidos poderão enfrentar acusações por diversos crimes, incluindo associação criminosa, comércio irregular de combustível, usurpação de bens da União, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Essa ação da Polícia Federal destaca a luta contra a exploração ilegal de recursos naturais e a proteção dos direitos das comunidades indígenas, enfatizando a importância de ações efetivas para coibir práticas prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias