
Um bebê de 1 ano e 5 meses infelizmente não resistiu e faleceu na data de ontem, sexta-feira, 12 de julho, após se engasgar durante o aleitamento materno a bordo de uma aeronave em voo comercial.
A ocorrência aconteceu no voo 4861 da Azul Linhas Aéreas, que decolou do Aeroporto de Manaus, no Amazonas, às 22h05, e seguiria até o Aeroporto de Belém, no Pará. Após cerca de 1 hora e 15 minutos desde a partida, os pilotos do Airbus A320neo iniciaram um desvio emergencial para o Aeroporto de Macapá, no Amapá, o mais próximo da posição em que estavam naquele momento, em busca de salvar a vida do bebê.

Segundo informado pela Azul, a criança recebeu cuidado imediato da tripulação e também de um bombeiro que estava na aeronave, e depois foi recebida por uma equipe médica que aguardava na chegada em Macapá.
A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), que istra o aeroporto, informou que a aeronave em emergência médica pousou às 00h20 da sexta-feira, e foi recebida pela equipe de bombeiros da NOA, que prestou o primeiro atendimento até a chegada dos bombeiros militares, que foram em apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Apesar disso, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (Sesa), quando o Samu encaminhou o paciente para o Pronto Atendimento Infantil, ele já chegou na unidade de saúde sem vida. A causa da morte foi broncoaspiração, ou seja, entrada de substância estranha nas vias respiratórias.