
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, esteve na tarde desta quarta-feira (26), em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o deputado federal Aliel Machado para discutir o futuro do Aeroporto Municipal de Ponta Grossa – Comandante Antonio Amilton Beraldo.
Elizabeth também estava acompanhada da secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, e da presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek.
A reunião faz parte da articulação política e empresarial que a prefeita tem realizado desde que a Azul anunciou o encerramento dos voos em Ponta Grossa, previsto para março. “Mostramos ao ministro nossos números e dados do aeroporto, e ele nos disse que apoiará a cidade nas negociações para a retomada dos voos comerciais”, afirmou Elizabeth.
A equipe da Prefeitura de Ponta Grossa ainda apresentará ao governo federal os dados logísticos e socioeconômicos para iniciar o processo de revisão da categoria do aeroporto no Plano Aeroviário Nacional, visando a operação de aeronaves maiores.
“Ainda acordamos que a Prefeitura, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, realizará estudos para a prospecção de novos sítios aeroportuários, analisando áreas que possam oferecer melhores condições de operação comercial para aeronaves de categoria 3C ou superior”, destacou a prefeita.
Obras no aeroporto
Durante a reunião, também ficou definido que as obras de ampliação do aeroporto, incluindo taxiway, pátio e terminal, terão início nas próximas semanas. Elizabeth convidou Costa Filho para a da ordem de serviço que marcará o início das obras.
Além disso, foi discutida a possibilidade de transferir a operação do Aeroporto de Ponta Grossa para a Infraero. O tema será aprofundado após o início das obras contratadas.
Leia mais: