A Airbus entregou a primeira aeronave A350-900ULR (Ultra Long Range – Alcance Ultra Longo) para o cliente de lançamento Singapore Airlines (SIA). A aeronave partiu de Toulouse hoje (22) por volta das 13h00 (horário de Brasília), e está em voo neste momento (veja mais abaixo como acompanhar em tempo real), com pouso estimado em Cingapura por volta das 05h00 deste domingo (23).

A versão mais recente do A350 XWB é capaz de voar mais longe em serviço comercial do que qualquer outra aeronave, com um alcance de até 9.700 milhas náuticas, ou mais de 20 horas sem parar. Ao todo, a SIA encomendou sete aeronaves A350-900ULR, configuradas em um layout de duas classes, com 67 assentos na Classe Executiva e 94 assentos na Classe Econômica .
A SIA começará a operar o A350-900ULR no dia 11 de outubro, quando lançará serviços entre Cingapura e Nova York. Com um tempo médio de voo de 18 horas e 45 minutos, esses serão os voos comerciais mais longos do mundo. Depois de Nova York, a aeronave entrará em serviço com a SIA em mais duas rotas transpacíficas non-stop, para Los Angeles e São Francisco.
“Este é um momento de orgulho tanto para a Singapore Airlines quanto para a Airbus, porque aumentamos os limites com esta nova aeronave altamente avançada para estender voos de longo alcance a novas distâncias”, disse o CEO da companhia aérea, Sr. Goh Choon Phong. “O A350-900ULR trará mais comodidade e conforto para nossos clientes e nos permitirá operar voos de longo alcance de maneira comercialmente viável. Isso nos ajudará a aumentar nossa competitividade na rede e aumentar ainda mais o hub de Cingapura”.
“A entrega de hoje é um marco para a Airbus e a Singapore Airlines, pois juntos abrimos um novo capítulo em viagens aéreas sem escalas”, disse Tom Enders, diretor executivo da Airbus. “Com a sua mudança na eficiência de combustível, o A350 está em posição única para atender a demanda por novos serviços de ultra longa distância.”
O A350-900ULR é um desenvolvimento do A350-900. A principal mudança em relação à aeronave padrão é um sistema de combustível modificado, permitindo que a capacidade de transporte de combustível seja aumentada em 24.000 litros, chegando a 165.000 litros. Isso amplia o alcance da aeronave sem a necessidade de tanques de combustível adicionais. Além disso, a aeronave apresenta vários aprimoramentos aerodinâmicos, incluindo winglets estendidos, que agora estão sendo aplicados a todas as aeronaves A350-900 em produção.
A Singapore Airlines é um dos maiores clientes da Família A350 XWB, tendo encomendado um total de 67 A350-900, incluindo os sete modelos Ultra Long Range. Incluindo a entrega de hoje, a frota de A350 XWB da companhia aérea está agora em 22 aeronaves.
Acompanhe neste momento o voo de entrega da aeronave, em tempo real através do Flight Radar 24: https://www.flightradar24.com/SIA8895.
(Obs: a aeronave pode não aparecer no radar em alguns momentos ao ar por áreas sem cobertura pela rede do site)
Com informações da Assessoria de Imprensa da Airbus.