window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Primeiro Airbus A380 fabricado volta a voar após três anos em solo

F-WOWW em testes | Foto: Clément Alloing

O primeiro Airbus A380 fabricado decolou hoje após três anos parado na fábrica, depois que sua produção foi encerrada.

Fabricado em 2005, o A380-800 de matrícula F-WWOW foi o primeiro dos 234 gigantescos jatos quadrimotores produzidos pela Airbus, tornando-se o maior avião de ageiros do mundo, título que mantém até hoje.

Apesar de sua inovação, o sucesso comercial do A380 foi limitado, e em 2020 a linha de produção em Toulouse, na França, foi encerrada, com a última unidade sendo entregue à Emirates, principal cliente da aeronave.

Ocasionalmente, a Airbus utiliza esse avião para testar novas tecnologias. Ele é o único protótipo do modelo que ainda pertence à fabricante, já que as demais unidades foram encaminhadas para companhias aéreas ou museus.

Nesta sexta-feira, 14 de março de 2025, o F-WWOW voltou a voar, decolando de Toulouse para um voo de 3 horas e 18 minutos, retornando à base após uma série de manobras no sul da França. Ainda não está claro quais são os planos futuros da Airbus para essa aeronave.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias