
Um hangar com vários helicópteros da Guarda Nacional dos Estados Unidos ficou cheio de espuma após um problema ténico disparar um sistema de supressão de incêndio.
A unidade da Guarda Nacional do Vermont, que serve como milícia estadual e atua em conjunto com o Exército Americano, tinha vários helicópteros Airbus UH-72A Lakota e Sikorsky UH-60 Black Hawk hangarados numa base na cidade de South Burlington, no momento em que o sistema de combate a incêndio foi disparado.
Com isso, o sistema jogou em torno de 800 galões (3 mil litros) de espuma retardante no espaço, cercando as aeronaves com uma densa espuma branca.
O Coronel Jacob Roy, da Guarda Nacional de Vermont, afirmou que o vazamento começou quando o sistema do prédio foi acionado por uma falha mecânica. Não houve “nenhuma indicação de incêndio ou qualquer perigo que o tenha desencadeado”, disse.
Malfunctioning fire suppression system has led to the release of hundreds of gallons of fire-fighting foam at the Vermont National Guard base in South Burlington. pic.twitter.com/JERORp2INh
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) June 25, 2024
Ninguém estava nas instalações de aviação – que incluem hangar, áreas de manutenção de aeronaves e espaços istrativos e de sala de aula – no momento, disse Roy. Não está claro quanto dano foi causado às instalações, disse ele, e uma investigação completa não será possível até que a espuma seja removida.
A espuma contém um grupo de produtos químicos sintéticos chamados substâncias per e polifluoroalquil. Esses produtos químicos, comumente conhecidos como PFAS, podem ter efeitos cancerígenos na saúde dos seres humanos e da vida selvagem.