
Em mais uma edição do projeto que leva jovens de escolas públicas a conhecer aeroportos do país, o programa Asas para Todos desembarcou no Rio de Janeiro (RJ) para proporcionar essa experiência a 31 jovens moradores de favelas da cidade.
A visita aconteceu na quarta-feira (19/2), no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim – Galeão. Os participantes, com idades entre 15 e 29 anos, moram em comunidades como Morro do Pinto, Fallet-Fogueteiro e Penha, e tiveram a oportunidade de conhecer, pela primeira vez e em detalhes, um dos maiores aeroportos do Brasil.
A visita foi marcada por momentos de descontração e curiosidade, resultado da parceria entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os órgãos tem como objetivo ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil, fomentar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho do setor aéreo e incentivar visitas a espaços ligados à aviação, como aeroportos e museus.
Durante o eio, os jovens conheceram áreas restritas do Aeroporto do Galeão, como o Centro de Treinamento, a área de inspeção de ageiros e bagagens, a Central Faísca do Corpo de Bombeiros de Aeródromo e as pistas de pouso e decolagem.
Os participantes também assistiram a uma palestra sobre o funcionamento dos aviões, suas partes e componentes, além da infraestrutura do aeroporto. Também foram apresentadas algumas das principais profissões do setor, como comissário de bordo, mecânico de aeronaves, controlador de tráfego aéreo, fiscal de pátio e operador aeroportuário.
O Corpo de Bombeiros de Aeródromo do Galeão apresentou as principais medidas de segurança adotadas no aeroporto em casos de acidentes. Ao final, a equipe de manejo de fauna mostrou alguns dos animais que auxiliam no controle da fauna ao redor do aeroporto, ajudando a afastar pássaros e outros bichos que possam interferir nas operações aéreas, prevenindo colisões com aeronaves no sítio aeroportuário.
Asas para Todos
Programa estratégico da ANAC, o Asas para Todos foi criado para fomentar a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação na aviação civil brasileira. A iniciativa conta com diversos projetos associados a três subprogramas: Inclusão e Diversidade, Mulheres na Aviação e Formação e Capacitação.
Leia mais: