
A Azul Linhas Aéreas informa que o aumento da procura pelos serviços de transporte aéreo de carga para a Europa vem fazendo do setor uma opção cada vez mais lucrativa.
Segundo a companhia, um bom exemplo desse movimento foi o desempenho de sua unidade de logística, a Azul Cargo, no primeiro trimestre de 2025. O destaque ficou com a exportação de frutas brasileiras, que corresponde a 99% das cargas que chegam em Lisboa, com destaque para mamão papaia e manga.
Na rota entre Viracopos e a capital portuguesa, o volume de frutas transportadas por via aérea pela Azul Cargo saltou de 1.130 toneladas em 2024 para 1.285 toneladas em 2025, um crescimento de cerca de 14%. O aumento se deu em razão da ampliação da malha aérea oferecida e captação de novos Clientes.
Já para o Aeroporto de Paris, a partir de Campinas, o volume transportado nos primeiros meses de 2024 ou de 350 toneladas para 361 toneladas este ano, o que representa um crescimento de 3,14%. A maior parte dessa carga foi composta por abacate, figo, limão e goiaba, que é distribuída para Paris e outros destinos como Bruxelas, Amsterdã e Frankfurt, a partir da capital sa.

Com as novas rotas da Azul para Madri e Porto, a partir de junho, operadas dos aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), e de Recife (PE), a expectativa da Azul Cargo é expandir o mercado e mostrar que o trabalho de logística bem realizado para cargas perecíveis reforça a conexão entre o agronegócio brasileiro e os mercados consumidores globais.
Em todo o ano de 2024, a Azul exportou para a Europa um total de mais 7.865 toneladas.
Informações da Azul Linhas Aéreas