
O piloto de uma aeronave turboélice Aero Commander 690 precisou fazer um pouso de barriga na manhã de hoje, 10 de fevereiro, no Aeroporto de Sorocaba, no interior paulista. 1s3u30
De matrícula PT-OQY, o avião é um Twin Commander 690D. Apesar de estar com o trem de pouso baixado, o equipamento não travou e o piloto se preparou para um pouso de barriga, que acabou acontecendo.
Segundo dados da ANAC, apenas 17 aeronaves da série Twin Commander chegaram a operar no Brasil em algum momento. Destas, 11 estão na ativa atualmente, sendo que apenas dois da variante 690D estão em condição de voo hoje no país. Um deles é o que se acidentou hoje em Sorocaba e o outro é o PT-WLD, que teve o mesmo problema no mesmo aeroporto, mas em junho do ano ado, como o AEROIN noticiou (clique aqui para ver).
No vídeo abaixo, é possível ver que os dois trens de pouso principais da aeronave colapsam logo após encostarem na pista, indo para trás e, em seguida, a fuselagem do avião encostou no chão.
#BREAKING
— AEROIN (@aero_in) February 10, 2025
Um avião turboélice Aero Commander 690D fez um pouso de barriga nesta manhã no Aeroporto de Sorocaba após uma falha no trem de pouso@OnDisasters pic.twitter.com/voXzcrjU1J
Apesar do susto, o piloto e os ageiros conseguiram sair ilesos da aeronave e com segurança. O voo era procedente de Mandaguaçu, Paraná, e, após o incidente, a pista de Sorocaba foi liberada próximo das 11h15 da manhã.