window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Realizado pela 1ª vez um pouso em pista curta com visão noturna com o Embraer KC-390 da FAB

Imagem: Divulgação – 1º GTT

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa hoje, 17 de fevereiro, que o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – realizou, na quarta-feira (12/02), o primeiro pouso em pista curta da aeronave KC-390 Millennium com o piloto utilizando óculos de visão noturna (NVG – do inglês Night Vision Goggles).

A operação, que também envolveu o emprego de sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), ocorreu durante a 1ª fase do Exercício Técnico Coruja Verde na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás.

Imagem: Divulgação – 1º GTT

Os NVGs, capazes de amplificar a luminosidade ambiente em até 50 mil vezes, garantem operações seguras em condições de baixa iluminação. Já os sensores EO/IR garantem visibilidade sem iluminação a longas distâncias. Essa tecnologia amplia a versatilidade do KC-390 Millennium para missões noturnas, incluindo infiltração, exfiltração, ressuprimento e reabastecimento em voo.

Segundo o Comandante do 1° GTT, Major Aviador Daniel Elias Souza, a missão teve como objetivo aumentar o escopo de atuação da aeronave no ambiente noturno.

“O pouso em pistas curtas, com a utilização desses equipamentos, representa um aprimoramento doutrinário considerável e um aumento na possibilidade de emprego do KC-390 em cenários complexos com baixa visibilidade, além de proporcionar uma visualização antecipada do cenário”, pontuou o oficial.

O treinamento foi conduzido com a aeronave de matrícula FAB 2858, priorizando o pouso de assalto em pista curta, uma manobra que demanda alta precisão e habilidade dos pilotos. Essa conquista marca um avanço operacional significativo para a FAB, reforçando sua prontidão para atuar em cenários complexos, dia e noite.

Informações do 1º GTT

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiascatarinenses.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Azul entrará com pedido de recuperação judicial nos EUA para se...

0
A Azul Linhas Aéreas está caminhando rumo à sua primeira recuperação judicial e deve protocolar o pedido nos Estados Unidos por meio