window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Reino Unido aposenta helicóptero Puma após 54 anos de serviços prestados

Foto: RAF

Em 26 de março, a Real Força Aérea despediu-se dos helicópteros Puma pela última vez, após mais de cinco décadas de serviço ininterrupto.

Introduzido em serviço em 1971, o Puma (Aérospatiale SA 330) rapidamente se tornou um recurso essencial, conhecido por sua agilidade, velocidade e versatilidade. Ao longo dos anos, foi empregado em diversas operações e missões humanitárias.

Na história recente, esteve em serviço no Quênia de 2009 a 2011, onde apoiou os exercícios do Reino Unido, e no Afeganistão de 2015 a 2021. Também forneceu apoio no Caribe como parte da Operação RUMAN após o furacão Irma em setembro de 2017. Durante a COVID, participou da Operação RESCRIPT em 2020, fornecendo ajuda vital para os necessitados. Até março de 2025, esteve envolvido em operações contínuas em Chipre e Brunei.

No Reino Unido a aeronave foi produzida sob licença na Westland (posteriormente Agusta Westland e hoje Leonardo Helicopters). Hoje a família Puma está na sua terceira geração, com o Airbus H225M Caracal, que também é produzido no Brasil através da Helibrás.

Apesar desta nova versão, a Airbus está participando da licitação para substituição dos Pumas na Real Força Aérea e no Exército Britânico com o H175M, uma aeronave de design completamente novo. Também estão na competição o italiano Leonardo AW149 e o americano Sikorsky S-70M Black Hawk.

O descomissionamento do Puma marca a transição para novas tecnologias, mas seu legado continuará a inspirar as futuras gerações de aviadores. Para aqueles que voaram e engenheiraram com ele por mais de 50 anos, este é um momento comovente e uma oportunidade de refletir sobre sua dedicação e serviço. O voo de despedida não foi apenas uma despedida, mas uma celebração da notável jornada do Puma e das inúmeras vidas que tocou e salvou ao longo de sua carreira distinta.

Com Informações da RAF

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias