
A parceria entre a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e a Safran Aircraft Engines, empresa sa de fabricação de motores aeronáuticos, foi fortalecida na última quinta-feira. As duas empresas am um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de cooperar na fabricação de peças para motores de aeronaves comerciais.
Dentro do acordo, a HAL será responsável por produzir o forjamento de motores LEAP em sua fábrica em Bengaluru, que alimenta a família de aeronaves Airbus A320neo e Boeing 737 MAX. Além disso, a parceria também prevê o co-projeto e co-produção do helicóptero multifuncional indiano (IMRH).
Conforme relata a imprensa indiana, o presidente e diretor istrativo da HAL, CB Ananthakrishnan, declarou que a Safran é um parceiro de longa data, evidenciado pela colaboração no desenvolvimento do motor do helicóptero “Shakti”. Ele também afirmou que a HAL está orgulhosa de levar essa parceria a outro nível, visando desenvolver suas habilidades em tecnologias-chave.
A Safran Aircraft Engines já possui três instalações de produção na Índia, sendo duas em Hyderabad e uma em Bengaluru, e está em processo de desenvolvimento de uma quarta unidade em Goa, prevista para entrar em operação em 2025.
Segundo seu CEO, Jean-Paul Alary, essa parceria é fundamental para sua estratégia de desenvolver laços de longo prazo com a indústria da aviação indiana e impulsionar o crescimento do mercado interno. Além disso, a Safran Aircraft Engines destaca que esses projetos ajudarão a preparar a indústria indiana para programas ainda mais ambiciosos, como o motor Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA).