
Os dois primeiros aviões de ataque A-29 Super Tucano da Força Aérea Paraguaia foram vistos na fábrica da Embraer e já estão prontos.
As aeronaves foram encomendadas em maio de 2024, em um pedido de seis unidades do Super Tucano no valor de R$ 600 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Logo após a venda para o Paraguai, o Uruguai também decidiu adquirir a aeronave, e agora serão oito os operadores do modelo na América Latina, juntando-se a Brasil, Chile, Colômbia, Equador, República Dominicana e Panamá.
Na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, já estão prontas as duas primeiras aeronaves, com pintura camuflada em dois tons de verde e um tom de marrom, além da parte inferior em cinza, para dificultar a visibilidade a partir do solo. Os dois aviões também estão equipados com tanques subalares, que aumentam o alcance da aeronave.
📍Gavião Peixoto, #Brazil (🇧🇷)
— SA Defensa (@SA_Defensa) April 15, 2025
The first 2x future @Fuerzaaerea_py (🇵🇾) A-29 Super Tucanos have been spotted inside @embraer’s Gavião Peixoto facilities.
These are the first batch of 6x units set to be acquired by Paraguay for approx. $96.6 million USD. pic.twitter.com/uDBRgwBFQc
A data de entrega das primeiras unidades ainda não foi definida, mas deverá ocorrer no primeiro semestre, possivelmente nas próximas semanas.