window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Talibã faz desfile aéreo com helicópteros Black Hawk deixados pelos EUA

Um desfile na antiga Base Aérea de Graham foi organizado pelo Talibã nesta quarta-feira (14), comemorando os três anos da retirada americana do Afeganistão.

O local, que foi o principal centro logístico e de apoio aéreo dos EUA durante a ocupação do país, virou uma grande avenida onde dezenas de jeeps Humvee, veículos resistentes a minas (MRAP) International MaxxPro e caminhões Navistar 7000 desfilaram acompanhado de helicópteros.

Chamou a atenção a presença não apenas dos helicópteros russos Mil Mi-8 Hip e Mi-24/35 Hind, que operam no país desde antes da invasão soviética, mas também os helicópteros americanos de transporte médio Sikorsky UH-60 Black Hawk e de transporte/ataque leve McDonnell Douglas MD 530F Little Bird.

Ao menos três Black Hawk são vistos e quase uma dezena de Little Birds, demonstrando que o grupo terrorista que controla o país conseguiu manter estas aeronaves em condições de voo, apesar de que os EUA tinham garantido que ao menos os meios aéreos que não foram evacuados foram desabilitados, como foi o caso do avião de ataque brasileiro Embraer A-29 Super Tucano.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias