
Após as autoridades da Arábia Saudita terem emitido, no começo da semana, um alerta aos ageiros sobre a possibilidade de atrasos nos voos devido a condições meteorológicas adversas que impactaram o país na última segunda-feira, regiões como Jeddah, Riad e Taif enfrentaram desafios operacionais em seus aeroportos, com chuvas intensas, queda de granizo, ventos fortes, tempestades e inundações.
Vídeos que aram a circular nas redes sociais mostram que o Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz, de Jeddah, foi afetado por ventos tão intensos que arrastaram contêineres e os atiraram contra veículos de serviços e aviões nos pátios:
Visuals from the King Abdulaziz International Airport: Recently, Severe storms hit Kingdom of Saudi Arabia, as torrential rains and high winds delayed flights at King Abdulaziz International Airport of Jeddah.
— FL360aero (@fl360aero) January 8, 2025
🎥سحاب | sahab#airport #weather pic.twitter.com/1snnfr0YFI
— FL360aero (@fl360aero) January 8, 2025
Em uma declaração divulgada no X, os oficiais da região de Meca haviam alertado: “Devido às condições meteorológicas, alguns atrasos em voos podem ocorrer. Recomendamos entrar em contato com as companhias aéreas para atualizações sobre os horários dos voos.”
Algumas das piores condições meteorológicas foram vistas nas cidades de Meca e Jeddah, de acordo com relatórios meteorológicos oficiais.
O Aeroporto Internacional King Abdulaziz, de Jeddah, um dos mais movimentados do país, reportou um aumento no índice de atrasos. Na segunda-feira, 22 voos de partida enfrentaram atrasos, com um tempo médio de 45 minutos. Em comparação, o Aeroporto Internacional King Khalid, em Riad, teve um impacto significativamente menor. Apenas cinco voos foram afetados, com um atraso médio de 5 minutos.
O Centro Nacional de Meteorologia (NCM) da Arábia Saudita emitiu um alerta vermelho, indicando condições climáticas severas, incluindo chuvas intensas, tempestades e ventos fortes, que persistiriam até esta quarta-feira, 8 de janeiro.
Não há reporte de feridos por consequência dos ventos que atingiram o aeroporto de Jeddah.