
A Textron Aviation celebrou nessa semana o aniversário de cinco anos do primeiro voo do avião Cessna SkyCourier, o turboélice de asa alta bimotor projetado do zero pela empresa. Segundo a fabricante, este é um marco significativo para esta aeronave de alta performance, que se tornou um ativo confiável para operadores em todo o mundo.
Para apoiar o crescimento das atividades de voo do SkyCourier, a empresa está investindo em uma expansão de 4.831 metros quadrados de um hangar de teste de voo de produção em Wichita, Kansas. A expansão adicionará seis novas baias de hangar ao lado norte de uma instalação no campus Leste de Wichita da Textron Aviation.
O protótipo do Cessna SkyCourier voou pela primeira vez em 17 de maio de 2020. Desde então, tornou-se uma solução confiável para carga aérea, transporte de ageiros, missões humanitárias e outras necessidades especiais em todo o mundo, com sua capacidade de pousar em pistas não preparadas e transportar ageiros e carga simultaneamente.
“A versatilidade do Cessna SkyCourier permite que operadores enfrentem diferentes perfis de missão e operem em alguns dos ambientes mais desafiadores do mundo”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing. “Com duas variantes da aeronave e os kits de conversão opcionais para terreno não pavimentado e combi, o SkyCourier trouxe soluções inovadoras para nossos clientes ao redor do globo.”
Os marcos recentes do programa incluem o primeiro pedido das Ilhas Marshall e a primeira entrega para o Canadá. Veja abaixo outros marcos:
– Março de 2022 – Obteve certificação de tipo da FAA
– Julho de 2022 – Certificado nas Bahamas
– Setembro de 2022 – Certificado no Suriname
– Fevereiro de 2023 – Oferecido kit opcional para terreno não pavimentado
– Junho de 2023 – Certificado no Brasil
– Agosto de 2023 – Certificado no México
– Maio de 2024 – Certificado na Austrália
– Maio de 2024 – Kit de conversão combi certificado pela FAA
– Julho de 2024 – Certificado nas Filipinas
– Dezembro de 2024 – Certificado no Canadá
O turboélice bimotor de asa alta oferece uma combinação de desempenho e menores custos operacionais para operadores de carga aérea, transporte de ageiros e missões especiais.
A variante cargueira é dimensionada para acomodar até três contêineres LD3 com uma capacidade de carga de 2.722 kg. A variante para 19 ageiros inclui portas para tripulação e ageiros para um embarque suave, bem como grandes janelas de cabine para luz natural e vistas. Ambas as configurações oferecem reabastecimento por pressão em único ponto para permitir giros mais rápidos.
O SkyCourier é alimentado por dois motores turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC montados nas asas e apresenta a hélice C779 da McCauley Propeller Systems, uma confiável hélice de alumínio de quatro pás de 110 polegadas, com o reversível, projetada para melhorar o desempenho da aeronave ao transportar grandes cargas.
O SkyCourier é operado com aviônicos Garmin G1000 NXi e tem uma velocidade máxima de cruzeiro de mais de 200 nós (370 km/h) e um alcance máximo de 900 milhas náuticas (1.660 km).
Informações da Textron