
O Governo da Venezuela enviou hoje três aeronaves Embraer para poder trazer de volta cidadãos que estavam nos EUA ilegalmente.
A operação foi conduzida por duas aeronaves Embraer E190-E1 da Conviasa, de matrículas YV2944 e YV3071, com capacidade para 104 ageiros cada. Uma terceira aeronave do mesmo modelo, mas de matrícula não confirmada, também realizou um voo para buscar os deportados.
Os jatos decolaram de Caracas, fizeram uma escala em Cancún, no México, e pousaram na pista de pouso de Biggs, dentro do Forte Bliss, na cidade de El Paso, no Texas, na divisa com a mexicana Ciudad Juárez.
Como reporta o perfil Arrecho no Twitter, uma das aeronaves está adesivada com os dizeres “Plan Vuelta A La Patria“, ou Plano de Volta à Pátria na tradução direta do espanhol.
Así "decoró" Conviasa el YV2944 con un logo del "Plan Vuelta A La Patria". Éste fue el primer Embraer 190 de la aerolínea Venezolana, con capacidad para 104 pasajeros, en aterrizar hace minutos en la base aérea militar 🇺🇸 Biggs Army Airfield, en Fort Bliss, El Paso, Texas. pic.twitter.com/A0qEGBNx4s
— (@Arr3ch0) February 10, 2025
Ainda não está claro quantos venezuelanos serão deportados neste voo feito pela estatal Conviasa, mas existe a possibilidade de mais voos até o Forte Bliss ocorrerem para buscar mais deportados.
El Conviasa VCV9006 que salió de El Paso, Texas y lleva hex descodificado 000000 es altamente probable que se trate del avión Presidencial alternativo YV3016. Lo digo ya que de los 7 E190 que tienen incluyendo el Lineage 1000, YV2944 y 3071 fueron a Texas el resto está en 🇻🇪 pic.twitter.com/enyPKtWF4I
— (@Arr3ch0) February 10, 2025
Estes voos fazem parte de um acordo entre os EUA e a Venezuela, numa espécie de troca de prisioneiros, já que americanos que estavam no país sul-americano foram libertados recentemente, enquanto parte dos venezuelanos deportados são procurados no país por crimes e envolvimento com gangues.
Além da Venezuela, a Colômbia também enviou aviões públicos para buscar seus cidadãos deportados pelo governo americano: